domingo, 27 de maio de 2007

Impactos ambientais

Os impactos ambientais podem ter variadas origens e terem consequências muito negativas para todo o equilíbrio dos ecossistemas. Umas das causas deste impacto ambiental são os resíduos nucleares. Os resíduos nucleares resultam da produção da Energia Nuclear e nem sempre podem ser reaproveitados. Desta forma é fundamental isolar estes mesmos resíduos para que não haja qualquer fuga que possa comprometer de alguma forma o equilíbrio do meio ambiente. Em muitos casos, estes resíduos são armazenados nas próprias centrais e depois colocados a grandes profundidades. Também as fugas de radiação provenientes das centrais e, mesmo, de um armazenamento defeituoso desses resíduos pode contribuir para o agravamento do desequilíbrio ambiental. Assim, a existência de resíduos nucleares aliados às fugas de radiação podem causar os mais variados tipos de poluição: Poluição térmica, derivada da refrigeração das centrais nucleares; Poluição química, causada pelo tratamento de minérios de urânio e pelo reprocessamento do combustível irradiado, apesar de nas centrais nucleares este tipo de poluição praticamente não se verificar; Poluição radioactiva, através da libertação de radionuclidos (átomos em equilíbrio energético instável por terem protões e/ou neutrões em excesso) para a atmosfera. Para além destas formas de contaminação do ambiente, há que realçar os danos causados nos seres vivos, nomeadamente através das mutações cromossómicas e génicas, que podem comprometer ainda mais todo o equilibro a nível dos ecossistemas. Os danos causados no meio ambiente seriam depois agravados se ocorresse algum acidente nuclear.

5 comentários:

Missao disse...

REFLEXÃO: “Verdades & Mentiras” da Energia Nuclear ! ! ! ! ! !

Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

A Equipe BR do AGUAPÉ por meio deste ALERTA informa as Autoridades Mundiais que as “MENTIRAS que se tornam VERDADES” precisam ser COMBATIDAS, com ÉTICA, como o Maior INIMIGO da HUMANIDADE.

Os Interesses pela ENERGIA NUCLEAR pode ser uma DELAS.

Desde que ocorreu o Tsunami & Crise da Energia Nuclear a Equipe BR do AGUAPÉ tem acompanhado todas as Notícias sobre a situação de Fukushima / JAPÃO e demonstrou interesse em contatar o Governo Japonês para apresentar / oferecer os nossos TRABALHOS do AGUAPÉ, certo que seria uma SAÍDA SUSTENTÁVEL para a CRISE que já estão enfrentando.

Ao tentar disponibilizar na Internet deparamos com um Lamentável SURPRESA – percebemos rapidamente que há muito pouco Espaços dos Leitores, quando se realiza Buscas pelo Google, para apresentação dos seus Comentários – isso nos confirma que há algo de ERRADO com a Energia Nuclear divulgada na Internet.

Sabe o que há de ERRADO ? ? ? ? ?

Faça uma REFLEXÃO e se estiver ao seu alcance apresente–nos suas MANIFESTAÇÕES sobre o Tema / Assunto utilizando o Endereço Eletrônico apresentado abaixo.


NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

MISSAO TANIZAKI
Servidor Público Federal
Bacharel em Química
missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

(*) REF.: Definições do SEBRAE

Anónimo disse...

Muito Obrigado, vocês me ajudaram muito na minha pesquisa da faculdade! OBG!!!!!

Anónimo disse...

Muito Obrigado, vocês me ajudaram muito na minha pesquisa da faculdade! OBG!!!!!

Anónimo disse...

Obrigada, de forma clara e objetiva, me ajudou tbm para um trabalho da faculdade!

Joyce disse...

muito obrigado!!!!!!!!!!!!